quarta-feira, 1 de junho de 2011

''Contradições'' bíblicas respondidas - Gênesis

                            Para mais informações ver ''Confiabilidade da Bíblia'' no Índice do Blog
                                                

Inicio com esta postagem uma série de respostas à algumas ''contradições'' bíblicas que muitas vezes são levantadas por ateus num debate, e claro, até nós, cristãos, nos deparamos com certas dificuldades às vezes.

Meu objetivo, nessa série de postagens acerca das ''contradições'' bíblicas, é assegurar a crença em sua inerrância, infalibilidade e verdade. Se cremos que a Bíblia é a Palavra de um Deus que Deus não pode errar (Hb 6:18), logo, a Bíblia, sua palavra escrita, não contém erros.

Começarei pelo livro de Gênesis, sendo ele o primeiro livro da Bíblia, indo até o Apocalípse, cada postagem esclarecerei algumas (não todas, por causa do espaço) dificuldades referentes a seu conteúdo.

Todos os esclarecimentos serão baseados no livro de Norman Geisler e Thomas Howe, ''Manual Popular de Dúvidas, Enígmas e ''Contradições'' da Bíblia''. Se quiser se aprofundar mais neste assunto, sugiro que o adquira.

Feitos as devidas considerações, passemos às supostas ''contradições''.


GÊNESIS 1:1 - Como o universo pode ter tido um "princípio", se a ciência moderna diz que a energia é eterna?

PROBLEMA:
De acordo com a Primeira Lei da Temodinâmica: ''a energia não pode ser criada nem destruída'', sendo assim, o Universo é eterno, já que ele é feito de energia, que é indestrutível. Entretanto, a Bíblia indica que o Universo teve um ''princípio'' e que não existia antes de Deus o ter criado (Gn 1:1). Não é isto uma contradição entre a Bíblia e a ciência?
SOLUÇÃO:
Há um conflito de opiniões aqui, mas na verdade, não há contradições. A evidência dos fatos indica que o Universo não é eterno, mas realmente teve um princípio, tal como a Bíblia diz. Algumas observações são relevantes para entendermos essa questão:
Em primeiro lugar, a Primeira Lei da Termodinâmica, com frequência,  é incorretamente enunciada com a expressão: ''a energia não pode ser criada''. Entretanto, a ciência baseia-se na observação, e afirmações como essa - que diz que a energia não pode ser criada - não se baseiam na observação, mas são afirmações dogmáticas. A Primeira Lei da termodinâmica deveria ser enunciada da seguinte maneira: ''[Até o ponto em que se pode observar] o total de energia presente no Universo permanece constante''. Ou seja, pelo que se sabe, a quantidade total de energia presente no Universo não está diminuindo, nem aumentando. Posto dessa forma, a Primeira Lei não faz referência alguma quanto a origem da energia nem quanto ao tempo em que ela está presente no Universo. Assim, ela não contradiz a declaração de Gênesis, que diz que Deus criou o Universo.
Em segundo lugar, outra lei perfeitamente aceita é a Segunda Lei da Termodinâmica. Ela diz que ''o total de energia utilizável no Universo está diminuindo''. de acordo com esta lei, o Universo está decaindo. Sua energia está sendo transformada em calor, que não é utilizável. Sendo assim, o Universo não é eterno, porque se fosse, a sua energia utilizável já se teria esgotado há muito tempo. Ou, em outras palavras, se o Universo está se desfazendo (tendo a sua energia degradada) então houve um tempo em que a energia foi feita. Se houvesse uma quantidade infinita de energia, ela não estaria decaindo no Universo. Portanto, o Universo teve um princípio, tal como Gênesis 1:1 diz.

GÊNESIS 1:14 - Como poderia haver luz antes de o sol ter sido criado?

PROBLEMA:
O sol foi criado somente no quarto dia, contudo já havia luz no primeiro dia (1:3).
SOLUÇÃO: O sol não é a única fonte de luz no universo. Além disso, é possível que ele já existisse desde o primeiro dia, tendo somente aparecido ou se feito visível (com a dissipação da neblina) no quarto dia. Vemos luz num dia nublado, mesmo quando não nos é possível ver o Sol.


GÊNESIS 2:1 - Como o mundo pôde ser criado em seis dias?

PROBLEMA:
A Bíblia diz que Deus criou o mundo em seis dias (Êx 20:11). Mas a ciência moderna declara que isso levou bilhões de anos. As duas posições não podem ser verdadeiras.
SOLUÇÃO: Há basicamente duas maneiras para superar esta dificuldade.
Primeiro, alguns eruditos argumentam que a ciência moderna não está certa. Insistem em dizer que o universo tem apenas alguns milhares de anos e que Deus criou todas as coisas em seis dias literais (6 dias de 24 horas, ou seja, 144 horas). Para sustentar esta posição, eles apresentam os seguintes pontos:

1. Cada dia do Gênesis tem "tarde e manhã" (cf. Gn 1:5,8,19,23,31), o que é próprio do dia de 24 horas na Bíblia.
2. Os dias foram numerados (primeiro dia, segundo dia, terceiro dia etc), uma característica peculiar dos dias de 24 horas na Bíblia.
3. Êxodo 20:11 compara os seis dias da criação com os seis dias de uma semana (literal) de trabalho de 144 horas.
4. Há evidência científica que suporta uma idade jovem (de milhares de anos) para a Terra.
5. Não haveria como a vida sobreviver por milhões de anos do dia três (1:11) ao dia quatro (1:14) sem Lua.

Outros eruditos da Bíblia afirmam que o universo pode ter bilhões de anos, sem que com isso se esteja sacrificando um entendimento literal de Gênesis 1 e 2. Argumentam que:

1. Os dias de Gênesis 1 podem ter tido um período de tempo antes da contagem dos dias (antes de Gênesis 1:3), ou um intervalo de tempo entre os dias. Há intervalos em outras partes da Bíblia (como em Mateus 1:8, onde três gerações são omitidas, em comparação com 1 Crônicas 3:11-14).
2. A mesma palavra hebraica para "dia" (yom) é empregada em Gênesis 1 e 2 como um período de tempo maior que 24 horas. Por exemplo, Gênesis 2:4 faz uso desta palavra no sentido do período total da criação de seis dias.
3. Às vezes a Bíblia emprega a palavra "dia" para longos períodos de tempo: "Um dia é como mil anos" (2 Pe 3:8; cf. SI 90:4).
4. Há alguns indícios em Gênesis 1 e 2 de que os dias poderiam ser períodos maiores que 24 horas:
a)   No terceiro "dia" as árvores cresceram da semente à maturidade, e produziram semente   segundo a sua espécie (1:11-12). Esse processo normalmente leva meses ou anos.
b)   No sexto "dia" Adão foi criado, foi dormir, deu nome a todos os (milhares de) animais,    procurou por companhia, foi dormir, e Eva foi criada de sua costela. Tudo isso parece exigir            um tempo bem maior que 24 horas.
c)   A Bíblia diz que Deus "descansou" no sétimo dia (2:2), e que ele ainda está no seu            descanso da criação (Hb 4:4). Assim, o sétimo dia já tem tido uma duração de milhares de             anos. Dessa forma, os outros dias bem que poderiam ter tido milhares de anos também.
5. Êxodo 20:11 pode estar fazendo simplesmente uma comparação de unidade por unidade dos dias de Gênesis com uma semana de trabalho (de 144 horas), e não uma comparação minuto a minuto.

Conclusão
:
Não se demonstra contradição alguma em fatos, entre Gênesis 1 e a ciência. Há apenas um conflito de interpretações. Ou os cientistas de hoje em sua maioria estão errados ao insistirem que o mundo tem bilhões de anos, ou então alguns dos intérpretes da Bíblia estão equivocados ao insistirem em dizer que foram apenas 144 horas que durou a criação, ocorrida alguns milhares de anos antes de Cristo, sem intervalos de tempo correspondentes a milhões de anos. Mas, em qualquer dos casos, não se trata de uma questão de inspiração das Escrituras, mas de sua interpretação (em relação a dados científicos).

GÊNESIS 2:19 - Como podemos explicar a diferença que há na seqüência dos atos da criação, em Gênesis 1 e 2?

PROBLEMA:
Gênesis 1 declara que os animais foram criados antes do homem, mas Gênesis 2:19 parece reverter a ordem, ao dizer: "Havendo, pois, o Senhor Deus formado da terra todos os animais do campo..., trouxe-os ao homem, para ver como este lhes chamaria". Isso pode dar a entender que Adão tinha sido criado antes dos animais.
SOLUÇÃO: Gênesis 1 dá a seqüência dos eventos; Gênesis 2 fornece mais informações a respeito deles. O capítulo 2 não contradiz o capítulo 1, porque não afirma exatamente quando foi que Deus criou os animais. Simplesmente diz que ele trouxe os animais (que anteriormente criara) a Adão para que este lhes desse nome. O ponto principal no capítulo 2 é a ação de dar nome aos animais, não a de criá-los. Gênesis 1 delineia, de forma geral, os eventos, e o capítulo 2 nos fornece detalhes. Tomados juntos, os dois capítulos formam um quadro harmonioso e mais completo dos atos da criação. As diferenças, então, podem ser resumidas da seguinte maneira:
GÊNESIS 1
GÊNESIS 2
Ordem cronológica
Criação dos animais
Visão Geral
Detalhes
Ordem de tópicos
Nomeação dos animais

GÊNESIS 4:17 - Como foi que Caim conseguiu uma esposa?
PROBLEMA: Não havia mulheres com quem Caim se casasse. Havia apenas Adão, Eva (4:1) e seu irmão morto, Abel (4:8). Contudo, a Bíblia diz que Caim casou-se e teve filhos.

SOLUÇÃO:
Caim casou-se com uma irmã (ou talvez com uma sobrinha). A Bíblia diz que Adão "teve filhos e filhas" (Gn 5:4). Com efeito, como Adão viveu 930 anos (Gn 5:5), ele teve muito tempo para ter muitos filhos e filhas! Caim pode ter se casado com uma de suas muitas irmãs ou, quem sabe, com uma sobrinha, se quando se casou seus irmãos e irmãs já tivessem filhas crescidas. Neste caso, obviamente, um de seus irmãos teria se casado com uma irmã.

GÊNESIS 6:6 - Por que Deus estava insatisfeito com o que ele tinha feito?

PROBLEMA:
Em Gênesis 1:31, Deus estava plenamente satisfeito com o que acabara de fazer, declarando que tudo "era muito bom". Mas, em Gênesis 6:6, ele declara que "se arrependeu... de ter feito o homem na terra". Como estas duas afirmativas podem ser verdadeiras?
SOLUÇÃO: Estes versículos se referem à humanidade em tempos diferentes e sob diferentes condições. O primeiro enfoca os seres humanos em seu estado original de criação. O segundo refere-se à humanidade depois da queda e logo antes do dilúvio. Deus se agradou com o que criou, mas não teve prazer algum com o que o pecado fez em sua perfeita criação.

GÊNESIS 11:5 - Como foi que Deus "desceu" do céu, uma vez que ele já estava aqui (como está em toda parte)?

PROBLEMA:
Deus é onipresente, isto é, ele está em todo lugar ao mesmo tempo (SI 139:7-10). Gênesis 11:5 declara que Deus "desceu" para ver a cidade que os homens edificavam. Mas se ele já estava aqui, como é que ele "desceu" até aqui?
SOLUÇÃO: Deus "desceu" é uma teofania, que significa uma manifestação especial, e num determinado local, da presença de Deus. Estas teofanias ocorriam freqüentemente no AT. Certa vez, Deus apareceu a Abraão como homem (Gn 18:2). Deus também desceu para falar com Moisés (Êx 3), com Josué (Js 5:13-15) e com Gideão (Jz 6), de maneira semelhante.

GÊNESIS 15:16 - O êxodo ocorreu na quarta ou na sexta geração?

PROBLEMA:
A Bíblia fala que o êxodo aconteceria na "quarta geração" depois da descida de Jacó ao Egito (Gn 15:16). Entretanto, de acordo com as genealogias de 1 Crônicas 2:1-9 (e Mateus 1:3-4), o êxodo ocorreu realmente na sexta geração (2:1-11), a saber, Judá, Perez, Hezrom, Rão, Aminadabe, e Naassom.
SOLUÇÃO: A palavra "geração" em Gênesis 15:16 é definida como tendo o sentido de 100 anos, já que "a quarta geração"(v. 16) é empregada como se referindo a "quatrocentos anos" (v. 13). Dessa forma, Gênesis 15 está se referindo ao período de tempo, e 1 Crônicas está falando do número de pessoas envolvidas naquele período.

GÊNESIS 15:17; cf. 19:23 - Por que a Bíblia emprega termos não científicos, tais como "posto o sol"?

PROBLEMA:
Os cristãos evangélicos afirmam que a Bíblia é a inspirada e inerrante palavra de Deus. Entretanto, já que a Bíblia é inerrante em tudo o que afirma, inclusive com respeito a fatos históricos e científicos, por que então encontramos termos não científicos, tais como "posto o sol" ensaia o sol"?
SOLUÇÃO: A Bíblia não está afirmando que o sol realmente se ponha ou se levante. Não, ela simplesmente faz uso da linguagem sob o enfoque da observação, que ainda hoje empregamos. É usual em toda previsão meteorológica referir-se à hora do "pôr-do-sol" ou do "sol nascente". Dizer que a Bíblia não é "científica", ou que ela contém erros científicos, devido ao uso de tais expressões, é lançar mão de um argumento muito fraco. Isso teria de ser de igual forma atribuído a praticamente todo o mundo hoje, até mesmo a cientistas da atualidade, que empregam esse tipo de linguagem em conversas normais (veja os comentários de Josué 10:12-14).

GÊNESIS 22:12 - Deus não sabia como Abraão iria agir?

PROBLEMA:
Deste versículo decorre que Deus não sabia como Abraão iria agir, em resposta à ordem que lhe deu, já que foi somente depois de Abraão ter obedecido que Deus disse: "agora sei que temes a Deus". Entretanto, a Bíblia declara em outra parte que "o seu [Deus] entendimento não se pode medir" (SI 147:5), que ele sabe "o fim desde o princípio" (Is 46:10, SBTB), e que de antemão nos conheceu e nos predestinou desde a fundação do mundo (Rm 8:29-30).
SOLUÇÃO: Em sua onisciência, Deus sabia exatamente o que Abraão faria, já que ele sabe todas as coisas (cf. Sl 139:2-4; Jr 17:10, At 1:24; Hb 4:13). Entretanto, o que Deus sabe por cognição e o que se sabe por demonstração são duas coisas diferentes. Depois de Abraão ter obedecido à ordem de Deus, ele demonstrou o que o Senhor sempre soube, isto é, que Abraão temia a Deus.
Aqui de novo a Bíblia, destinada como é a seres humanos, fala sob uma perspectiva humana. De forma semelhante, um professor de matemática pode dizer: "Vejamos se podemos encontrar a raiz quadrada de 49". E então, depois de fazer a demonstração, declara: "Agora sabemos que é 7", muito embora ele soubesse desde o início qual seria a resposta.

GÊNESIS 27:42-44 - Jacó retornou a Harã para fugir de Esaú ou para ter uma esposa?


PROBLEMA:
Rebeca disse a Jacó: "Retira-te para a casa de Labão, meu irmão, em Harã; fica com ele alguns dias, até que passe o furor de teu irmão" (Gn 27:43-44). Mas em Gênesis 28:2 a razão dada foi para que tomasse "lá por esposa uma das filhas de Labão, irmão de sua mãe". Qual foi a razão afinal?
SOLUÇÃO: Jacó retornou para Harã pelas duas razões. Duas ou mais razões para a mesma coisa não é incomum na Bíblia. Compare os seguintes casos:

1. A exclusão de Moisés da Terra Prometida foi por causa da incredulidade (Nm 20:12), da rebelião (Nm 27:14), da transgressão (Dt 32:51) e das palavras irrefletidas (SI 106:33).
2. Saul foi rejeitado por Deus por um sacrifício ilegal (1 Sm 13:12-13), por desobediência (1 Sm 28:18) e por consultar a feiticeira de En-Dor(l Cr 10:13).

GÊNESIS 32:30 - O rosto de Deus pode ser visto?

PROBLEMA:
Deus declarou a Moisés: "homem nenhum verá a minha face, e viverá" (Êxodo 33:20; veja os comentários de João 1:18). Moisés recebeu a permissão para apenas ver Deus "pelas costas" (Êx 33:23). Contudo, a Bíblia nos informa que Moisés falou com Deus "face a face" (Dt 5:4), e o mesmo é dito com respeito a Jacó em Gênesis 32:30. Como então puderam eles falar face a face com Deus?
SOLUÇÃO: É possível um cego falar face a face com alguém, sem, contudo, ver a face dessa pessoa. A expressão "face a face" significa "pessoalmente", ou "diretamente", ou ainda "com intimidade". Moisés teve esse tipo de relacionamento íntimo com Deus. Mas ele, assim como mortal algum, jamais viu a "face" (a essência) de Deus diretamente.

São apenas algumas contradições e dificuldades referentes a Gênesis que foram respondidas. Insisto, se quiser se aprofundar mais neste assunto, adiquira o livro indicado no início do texto.

Fonte: Manual de Dúvidas, Enígmas e ''Contradições'' da Bíblia.

2 comentários:

  1. AODHAOISDHODISAHFIOSAHIOAHOIFEOHIDOEHFEOHIDOEAHFIOEAHDOEHFOEAHODEAHODEAIOHFOEAHIOD

    ResponderExcluir
  2. O que significa esse embolamento de letras aleatórias? É algum argumento? Ou a exposição da falta de um? =)

    ResponderExcluir